9 cuidados essenciais com a saúde física e mental do seu cão

9 cuidados essenciais com a saúde física e mental do seu cão

1. Encontrar um médico veterinário de confiança para o seu cão. Estabeleça este elo de fidelidade, siga as orientações que lhe forem passadas e visite-o regularmente. Escute também os especialista treinadores de cães, todos nós podemos aprender muito com eles.

2. A higiene é primordial para a saúde do seu cão. Assim como nós, os pets precisam de um espaço higienizado e saudável para viver. Mantenha o seu cão sempre limpinho e tosado (de acordo com a pelagem). A tosa é mais que uma estética, em casos de pelagem longa, se não haver manutenção, é comum criar nós na pelagem do animal, e com a formação desses nós podem acumular sujeira, bactérias e até mesmo fungos. Então ai vai uma dica! Escove pelo menos uma vez ao dia os pelos do seu cão, com isso você evitará o nós dos pelos e consequentemente seu cão ficará limpo, saudável e sem sofrimento na hora do banho.

3. Mantenha o seu cão vacinado e vermifugado, assim prevenindo doenças, pulgas e carrapatos.

4. Atenção para os cães idosos! Neste caso, o cuidado deve ser redobrado, pois nesta fase os cães estão mais predispostos a sofrer com problemas de saúde. Principalmente cães que sofrem de problemas osteoarticulares e que passam a ter mais dores em época de frio; as roupinhas para cães é uma dica muito útil e simples para mantê-los aquecidos! … E ai vai mais uma dica! Pegue leve na caminhada com o seu cão, o ideal são passeios curtos e leves pelo sol da manhã, sem esforçar muito o seu cão. Faça desse momento, um momento de alegria e de comunhão com ele.

5. Outro ponto muito importante… Alimentação! Tenha sempre o cuidado de oferecer ao seu cão uma boa ração, água sempre fresca e jamais alimente-o com comida caseira. Prolongue a vida do seu cão cuidando da saúde e da alimentação dele. E cuidado com o excesso de peso, pois isso não é um bom sinal, fique de olho na dieta e na rotina dos exercícios, que eles precisam praticar.

6. Filhotes! Quem não acha fofos? Uma orientação para quem os recebe bem pequenininho, é sempre mantê-los aquecidos, com paninhos e cobertores na casinha, pois tendem a perder calor facilmente por serem recém-nascidos. Nesta fase, a alimentação é uma fonte riquíssima de energia para esses pequenos.

7. Atenção para a época mais fria do ano: o inverno. Nesta época, doenças como cinomose e gripe canina são mais comuns. Proteja o seu cão contra essas doenças mantendo as vacinas em dia, e fique atento quanto as caminhadas nesta época, procure sair em horários onde a temperatura esteja mais agradável. E lembre-se: nunca exponha o seu cão ao vento, chuva e sereno, procure deixá-lo sempre aquecido, roupinhas como citado anteriormente ajuda muito.

8. E no verão também precisamos ter alguns cuidados, como utilizar de uma forma preventiva os antiparasitários, pois nesta época do ano é mais comum a proliferação de pulgas e carrapatos, devido ao encurtamento do ciclo entre ovos até a fase adulta.

9. E por fim, a última dica é: Dê MUITO amor ao seu cão, muitas pessoas acreditam que comida e abrigo são o suficiente para mantê-los bem, isso não é verdade! Assim como nós, eles precisam de sua atenção, cuidado, carinho

2014-04-01T11:50:02+00:00