Aqui não!

Aqui não!

Um dos questionamentos mais comuns é a dificuldade de ensinar o seu cão a fazer suas necessidades no local apropriado. Quando seus ensinamentos derem certo, é a hora de recompensá-los a fim de estimular por boas atitudes. Mas porque as vezes eles regridem? Esquecem tudo o que foi ensinado? Como devemos agir nessas situações?

Abaixo seguem 7 orientações de como agir a esses comportamentos:

 

1. Dominância: este problema é mais comum em machos, isso significa que ele quer se impor, mostrando ser o dono da casa e que não aceitará intrusos em seu ambiente urinando em vários cantos da casa e pés de mesas.

Como corrigir?

Mostre a ele quem lidera, e quem dita as regras, quantas vezes for necessário. Evite mimá-lo e muito menos recompensá-los quando você estará o corrigindo. Pratique sua liderança e ele te obedecerá.

 

2. Chamando sua atenção: nesses casos, a marcação da urina ou do cocô ocorre por ter sido contrariado. Exemplos como não deixa-lo subir em cima da cama, ou do sofá, ficar sozinho por um período enquanto você terá que se ausentar, podem levar ao mau comportamento do seu cão a fim dele querer chamar sua atenção de alguma forma.

Como corrigir?

Não limpe a sujeira na frente dele, pois ele perceberá que você parou o que estava fazendo para cuidar de algo que ele fez errado. O que ele quer é a sua atenção, portanto cuidado com as broncas e com as recompensas, em ambos deve ser aplicadas no momento certo.

 

3. Urinando por excitação ou submissão: é mais comum ocorrer em filhotes. No momento de muita excitação, como a chegada dos donos em casa, e em outros momentos como uma bronca por algo de errado que ele cometeu, pode ocorrer do cão urinar nestas horas, mas fiquem calmos que esta situação é bem fácil de ser corrigida.

Como corrigir?

Ao chegar em casa, espere que o comportamento de excitação se acalme. Ignorá-lo é importante para que o comportamento cesse. Caso você o dê atenção, você poderá estar potencializando a excitação de alegria no momento de sua chegada, e ele nunca aprenderá a se controlar. Evite também broncas, isso pode piorar o problema.

 

4. Não limpar corretamente o local: ao utilizar produtos comuns de limpeza para retirar o odor, os cães possuem o olfato muito apurado e mesmo depois de “limpo” conseguem perceber onde o local indevido foi marcado por eles. Por este motivo, continuam demarcando o mesmo local.

Como corrigir?

Limpe a área indesejada com produtos específicos para esse caso, como por exemplo: desinfetantes e neutralizadores de odor para cães. Isso irá resolver este problema.

 

5. Alimentação sempre longe do banheiro: a água, o alimento, e a caminha onde eles descansam nunca devem estar próximo ao local onde eles fazem suas necessidades. Pois além de não ser higiênico, pode trazer risco do animal.

Como corrigir?

Mantenha os locais sempre limpos, bem definidos e distantes um do outro. Evite deixar o banheiro deles sujo de um dia para o outro.

 

6. Nunca prenda-o no banheiro: ao mantê-lo preso no “banheiro”, ele evitará ao máximo contato com a urina e as fezes. Logo, ao soltá-lo, irá perder a referência, e marcará em vários lugares, menos no local desejado estabelecido por você.

Como corrigir?

Nunca mantê-lo preso no mesmo local onde faz suas necessidades.

 

7. Ter paciência: acidentes podem ocorrer, e ter paciência nesses momento é fundamental. Mágica também não existe, por mais que seu cão seja inteligente, ele não vai adivinhar o que você vai querer dele. Portanto, é importante que você o ensine, para evitar problemas futuros e principalmente para que vocês tenham uma boa relação.

2018-03-27T15:25:14+00:00