Os cuidados com os animais no Verão

Os cuidados com os animais no Verão

Os Pets também sofrem com as temperaturas altas no verão. Se os dias quentes são convidativos a passeios ao ar livre, viagens e brincadeiras na água, o bem-estar do pet requer atenção redobrada dos donos.

Os sinais que nos mostram que o pet está com muito calor são bem fáceis de notar: boca aberta e respiração ofegante

A temperatura normal do corpo de um cão é de 38ºC, sendo considerado hipertermia quando atinge os 42ºC.

Por isso é importante não deixar o seu pet exposto ao sol forte nesses dias quentes e nem levá-los para passear ou se exercitar nas horas mais quentes do dia. A principal atitude para deixar seu pet saudável no verão é dar bastante água!

Aqui vão algumas dicas para a estação:

 

– ÁGUA, MUITA ÁGUA SEMPRE!

Cães evitam de beber água suja, e mesmo se tiver água no potinho, eles podem evitar de beber por conta da sujeira, poeira, ou restos de comida. Mantenha a água do seu pet em um local que não bata sol e se possível troque várias vezes ao dia para oferecer uma água limpa e fresca.

 

– CHÃO OU ASFALTO QUENTE

Cuidados ao levar os cães para passear ou brincar em horários de pico de calor muito forte. Geralmente por volta do meio-dia, o chão pode estar muito quente e causar queimaduras nas almofadas das patinhas dos pets. Deve-se ter atenção redobrada para passear.

 

– TOSA/ BANHOS

Mantenha os pets de pelo longo com a tosa mais curta neste período. Muitas raças sofrem demais com o calor, em alguns casos, nota-se até a perda do apetite devido ao calor, pode-se aumentar a frequência dos banhos neste período.

 

– VACINAS E VERMÍFUGOS EM DIA 

Muitas doenças são transmitidas por picadas de mosquitos, que são abundantes justamente no verão. Portanto, mantenha todas as vacinas em dia, assim como os vermífugos (aliás, o ano todo), principalmente para os pets que são levados frequentemente para passear e que possuem contato com outros cães.

 

– SOMBRA

Os cães possuem um sistema de manutenção da temperatura corporal diferente da humana, de forma que podem levar mais tempo de voltar à temperatura normal, quando exposto ao sol com isso ele pode ficar desidratado.

 

– PULGAS E CARRAPATOS

Muita atenção nessa época do ano, há incidência maior de infestações de parasitas. Mantenha seu pet protegido contra pulgas e carrapatos.

 

– VEÍCULOS E VIAGENS/ IDENTIFICAÇÃO

Se for levar o seu pet junto com você para viajar, lembre-se sempre de mantê-lo identificado com o seu nome e telefone na coleira. Isso é necessário! Evite enjoos no trajeto da viagem, não alimente seu pet antes de entrar no carro e jamais deixe-o preso dentro do carro numa parada da viagem!

 

Essas foram algumas dicas para que você e seu pet curtam o verão de uma forma tranquila e segura!

Até a próxima!

Pet Max Thibor

2018-03-27T15:22:24+00:00