Audição Canina

Audição Canina

Olá pessoal! Essa matéria é demais! Objetiva e complexa de informações, nos ajudará a entender melhor como funciona a audição canina. Receba algumas informações básicas e curiosas sobre o assunto. Boa leitura!

Quem já não reparou o seu cãozinho movendo a orelha em algumas direções? Quando isso acontece, significa que o cão ao mover a posição da orelha busca localizar com maior precisão a direção e origem do som! Esse reflexo é realizado em 6 centésimos de segundo! Incrível a capacidade deles, não é?

Diferente do ser humano, a frequência que nós conseguimos ouvir é de 16 a 20.000 hertz, já nossos queridos cães a capacidade deles é de 10 a 40.000 hertz. Portanto, Atenção! Da mesma forma que esta aguçada audição é uma forte habilidade para o dia a dia do seu cão, ela também pode causar incomodo ao pet com sons muito altos e desagradáveis.

– ASPECTOS FISIOLÓGICOS

O ouvido canino se divide em 3 partes:

·        Ouvido externo

·        Ouvido médio

·        Ouvido interno ou labirinto

 

– ORELINHAS CAÍDAS, ISSO AFETA A AUDIÇÃO?

Muitas pessoas imaginam que pelo fato do cão ter orelhinhas caídas podem prejudicar a audição. Isso não é verdade! Cães de orelhas caídas ouvem tão bem quanto os cães que possuem orelhinhas pontiagudas.

 

– AUDIÇÃO E COMPORTAMENTO

Muitos comportamentos caninos são consequências de sons emitidos e ações realizadas ao seu redor. Devido a sua alta sensibilidade, barulhos intensos como fogos de artifícios e trovões por exemplo podem causar um enorme desconforto para o seu cão. As reações podem ser diversas, entre elas medo, tentativa de se esconder, fugas e até acidentes mais graves! Ou seja, além do desconforto para os cães, barulho representa PERIGO para o seu cão!

Tomem cuidado com sons que podem prejudicar o bem-estar do seu pet, procure sempre oferecer um ambiente tranquilo e calmo, além disso, os cães gostam de sons mais suaves, procure chamá-lo sempre com um tom de voz mais doce e carinhoso, AMOR nunca é demais!

 

– CÃEZINHOS COM DEFICIENCIA AUDITIVA

Apesar de poder acontecer com qualquer cão, a surdez parece ocorrer devido a um problema genético ligado às cores branca e cinza de pelagem. As diferenças entre as raças podem influenciar na probabilidade de o cão nascer com a deficiência auditiva.

Cães que nascem ou que passam a ter problemas de audição, conseguem superar esta deficiência e compensam com o desenvolvimento de outros sentidos, como o olfato por exemplo

A doença mais comum do aparelho auditivo é a otite! Trata-se de um processo inflamatório no ouvido do cão. Esta inflamação pode ocorrer por diversas maneiras, como por exemplo: parasitas, doenças de pele, micro-organismos, corpos estranhos entre outros. Constantemente alerto aos meus clientes dos cuidados que precisamos ter ao banhar nossos cães, água no ouvido é MUITO perigoso, e pode ocasionar uma otite, causando dor e incomodo ao cão. Por isso prezem por proteger, vedar BEM os ouvidinhos com algodões de preferência os algodões hidrobofo que bloqueia completamente a água no conduto auditivo, algodões hidrófilo, os que conhecemos, os mais comuns encontrados em farmácias por exemplo, absorvem água, e em vez de impedir que a água entre no conduto auditivo do cão pode ocorrer o inverso.

Quem conhece meu trabalho, sabe que utilizo 2 tipos de algodão, um para limpar e o outro para vedar, o hidrófilo e o hidrófobo. Questione ao petshop que leva o seu cão para tomar banho, mostrar-lhe qual algodão utiliza para o banho, este é um detalhe com extrema importância!!! Infelizmente em alguns dos pets que trabalhei no meu estágio, NENHUM adotava o material correto, e grandes números de cães possuíam problemas de otite, causadas pelo mal manuseio do banho!

Espero ter colaborado com algumas informações!!

Obrigada queridos clientes e seguidores!

Até a próxima!

2018-03-27T15:21:39+00:00