Acupuntura funciona?

Acupuntura funciona?

Procurei trazer essa matéria, pois também tinha muitas dúvidas a respeito, até que um dia a minha cachorrinha precisou fazer e os resultados, foram mais que surpreendentes!

Entenda um pouco mais sobre acupuntura para os animais!

A acupuntura funciona porque existe uma relação física entre pontos de acupuntura e os nervos periféricos. Além disso a maioria dos pontos de acupuntura tem um relacionamento físico com os nervos periféricos, ou seja, os pontos de acupuntura estão localizados onde os nervos penetram, tais como: músculos principais, ossos, tendões ou vasos sanguíneos.

Colocada corretamente, a agulha de acupuntura vai comunicar-se diretamente com os receptores neuroespecifícos que, por sua vez, enviarão mensagens especificas através do sistema nervoso autônomo. Sabendo quais são os pontos de acupuntura e em que nível podem atuar com efeito benéfico, os resultados podem ser representados por inibição da dor, aumento do débito cardíaco, supressão da tosse, estimulação da cicatrização óssea.

Após o tratamento é notável efeitos como: paz, relaxamento, melhora no sono e aumento da sociabilidade!

A acupuntura é excelente no controle da dor e no retardamento da evolução da doença. Ela inibe a transmissão nociceptiva, melhora o fluxo sanguíneo, inibe a inflamação, reduz a tensão muscular e espasmo, redefine os mecanismos proprioceptivos e a postura estrutural. O mecanismo de analgesia pela acupuntura tem sido explorado desde 1970.

No ato da aplicação das agulhas, que permanecem por até 15 minutos em pontos específicos e predeterminados pelo médico-veterinário, ocorre liberação de substancias como serotonina, endorfinas e opioides, que contribuem para analgesia e relaxamento.

 

Fonte: Revista NP Negócios Pet – Ed 146 – Fev/17

 

Converse com o médico-veterinário, acupuntura é um método muito eficaz e pode vir a colaborar na reabilitação do seu pet!

Até a próxima!
Pet Max Thibor

2018-03-06T16:50:54+00:00