Calos no cotovelo do seu cão? Conheça as causas e como prevenir!

Calos no cotovelo do seu cão? Conheça as causas e como prevenir!

A Hiperqueratose, mais conhecida como ‘’calos de apoio’’, ocorre pelo aumento da espessura da pele na região dos cotovelos dos cães, mais comum ser observada em cães de grande porte. A região onde se forma o calo, fica mais espessa, sem pelos e com a pele mais grossa.

Por que essa região?

Os cotovelos são regiões que têm menos gordura e quando o cachorro for se deitar ou sentar ocorre o atrito com o chão e o osso. Com o tempo a pele vai se tornando mais espessa nessa região gerando o calo para amenizar o impacto.

Os cães sentem dor no calo?

Essa dúvida é muito comum. Não, eles não sentem dor! A região do cotovelo tem pouca ou quase nenhuma sensibilidade, importante ressaltar, que por não incomodar os cães, os calos podem evoluir para um machucado, ou feridas abertas podendo levar a casos mais sérios com infecções de bactérias.

Importante sempre averiguar o calo inspecionando se não há feridas.

Saiba como prevenir os calos

– Quintais tendem a ter pisos duros e irregulares. Ofereça um lugar macio, como colchões, camas ou alguma proteção sobre o chão.

– Atenção ao peso do seu cão! Cães que sofrem sobrepeso, tendem a sofrer mais com os atritos entre o chão e o osso, levando a gerar os calos

– Hidratantes são uma boa opção! Ajudam a evitar rachaduras e machucados

 

  • Fica mais uma dica para cuidar bem dos nossos dogs!

Agradecemos a companhia!

Pet Max Thibor

2018-03-06T16:47:11+00:00